Quem sou eu

Minha foto
Goiânia, GO, Brazil
Agência de Viagens 62 3259 9123 62 32486470 danicarelli@clubeturismo.com.br www.clubeturismo.com.br

sábado, 28 de agosto de 2010

Paris por Karol

***Karol e Victor são meus clientes a muito tempo, ótimos clientes aliás, bem resolvidos e fáceis, difícil foi só convencer Karol a fazer 1 textinho de dicas sobre pelo menos 1 das viagens q vendi pra ela!!!
                                                                                                        Dani Carelli


Escrevi esse texto com exclusividade para esse blog, por um pedido de minha amiga Carelli.

Preparei algumas dicas especiais sobre Paris, que conheci em 2009. Espero que gostem.

Bem, em primeiro lugar, onde ficar hospedado (a) em Paris?

Nós ficamos pertinho da Praça da República (Place de La Republique). É um lugar ótimo, cheio de opções atrativas de restaurantes, e estações de metrô. Fica perto da Praça da Bastilha (Place de Bastille) também. Qualquer hotel que vc escolher nessa região estará acertando em cheio! E o melhor é que há opções super econômicas nessa área. Há um Ibis ao lado da Praça da Bastilha, por 70 euros a diária. Pena que só descobrimos esse hotel depois que já estávamos lá. Nós ficamos num hotelzinho da Cadeia “All Season”, por 135 euros a diária. Pequeno, aconchegante, recém-reformado, “stile”, com um juke box na recepção pra vc escolher sua música. Amei de cara!
Ficamos nove noites em Paris. Minha dica mais importante é: leve sapatos bastante confortáveis!!! Pois o legal mesmo é conhecer a cidade caminhando. Tudo é muito lindo, conservado, enigmático... Parece cena de cinema! Há uma magia inexplicável em Paris. A dois, então, tudo fica mais do que perfeito!

Traçamos roteiros, em sua maioria, para serem feitos a pé, de forma que conhecêssemos a cidade caminhando, suas ruelas belíssimas, cafezinhos super charmosos, arquitetura inconfundível. Tudo deve ser feito sem pressa. Andávamos mais ou menos uns 9 kms por dia. E o melhor é que fazíamos isso sem nos dar conta, parando pra um café, para um lanche (as baguetes são incríveis!), para entrar em um museu, ..., flanando – literalmente - por Paris, como se diz. Pudemos também contar com o bom clima (em torno de 0 graus, com variações de -3 a 3 graus) para caminhar, mesmo empacotados com tanta roupa.

Claro que vc não poderá de deixar de conhecer os pontos mais famosos, como a Torre Eiffel (foi nosso primeiro passeio), a Champs Elysées, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre e seu belíssimo Jardin de Tuileries, a Catedral de Notre Dame e de Sacre Cóeur, e as margens belíssimas do Sena.
Nós reservamos um dia para ir a pé de nosso hotel até o Arco do Triunfo. Foi o dia mais inesquecível, e o que mais andamos, cerca de 12 kms. Saímos da Praça da República, passamos pela Praça des Vosges (famosíssima), Praça da Bastilha, seguimos pela Rua Rivoli até o Sena, onde paramos para um almoço leve no Café Du Pont Neuf. Nessa região, conhecemos a Notre Dame, Museu do Louvre, Jardin de Tuileries, Museu Dorsay, Place de La Concorde (tem vista para a Torre), Palácio do Eliseu, Champs Elysées e o Arco do Triunfo. Não entramos nos museus nesse dia. Foi uma caminhada e tanto! Fiquei com os pés acabados, mas vale muito a pena, pois só assim se conhece a cidade verdadeiramente.
Outra boa dica é sobre o metrô. Compre o cartão navigo para se locomover. Vc tem a opção de escolher para quantos dias quer. Nós compramos para uma semana, a 20 euros cada. O cartão lhe dá passe livre em ônibus, metrô e a alguns pontos turísticos, como o bondinho que sobe para a Sacre Cóeur (a escada é de doer, hehe...). Com o cartão, seus traslados ficarão muito mais em conta, pois vc pode pegar quantos metrôs quiser ao dia, sem filas pra comprar os tickets. O valor da passagem unitária é 1,60€.
Se for possível, vá ao Palácio de Versailles, que possui o jardim mais belo do mundo. Nós não tivemos a oportunidade de conhecer, pois como era inverno, não estaria florido. Por isso deixamos para uma próxima oportunidade. Mas se for na estação das flores, não pode deixar de conhecer esse lugar maravilhoso, e trazer fotos mais que perfeitas na bagagem!
Quanto aos Museus, são dezenas. Nós escolhemos o Louvre e o Dorsay.




O Louvre é o maior do mundo, tem mais de 65.000 obras em três enormes alas. O ingresso custa 9 euros. É impossível conhecer um décimo dele em uma única visita. Então, pegue o guia na entrada e vá direto às salas onde estarão as obras que vc pretenderá ver. Ah, e não se preocupe se por acaso se perder lá dentro. É mais do que natural, além de ser uma história a mais pra contar quando voltar.


O Dorsay é menor, mas belíssimo também. Esse vc poderá conhecer por inteiro em umas três horas. É um museu mais moderno, com autores contemporâneos como Picasso, Monet e Van Gogh. Até 30 anos de idade, o ingresso custa 8,50 euros. Acima de 30 anos, 13 euros. Há um café lindinho no último andar, com vista através do relógio da fachada para o Sena. Magnífico! Mas se prepare pra pagar 3,70€ em uma coca de 285ml.



Paris tem uma parte moderna, com arquitetura de vanguarda, onde funciona o setor financeiro, chamada La Defense. Lá vc encontrará o Arco do Triunfo Moderno, e terá vista para o Arco do Triunfo antigo, num alinhamento quase perfeito. Poucos de meus amigos que foram a Paris conheceram esse lugar. É impressionante o contraste com o resto da cidade. Lá, enquanto tomávamos um café na Starbucks, vi a neve cair pela primeira vez. Chorei.




O passeio no Bateaux Mouche também é uma excelente pedida, a 10 euros o ingresso. Nós optamos por fazê-lo à noite, pois Paris não é conhecida como “cidade luz” à toa, não é mesmo? Inesquecível! O frio era de doer, mas recomendo mil vezes!



Ah, e se for o caso, reserve um dia para ir à Eurodisney. Sabe aquele sonho contido de criança? Pois é, eu não queria deixar de conhecer. O ingresso custa 50 euros, para um só parque. Para entrar no Disney Studios, era um pouco mais. Como já foi difícil convencer o marido a ir, optamos por um só parque. Tivemos muita sorte, pois com o frio absurdo mesmo sob o sol, não pegávamos filas nos brinquedos. A melhor montanha russa é a space mountain. Fomos duas vezes! O parque abre às 10 e fecha às 18hrs no inverno. Mas dá pra aproveitar tudinho. Ah, o cartão navigo (do metrô) não dá acesso para chegar à Eurodisney, pois fica fora da cidade. Como não sabíamos, um senhor bonzinho acabou abrindo a porta por onde se passam as bagagens, e pudemos aproveitar pra passar (nós e mais uns 30, hehe...). Já pra voltar, vc pode comprar o ticket lá mesmo.



Não deixe de provar os vinhos, pães, queijos, e até o foie gras, que comi para conhecer, mas não gostei muito. Para cada dia em Paris, aconselho uma garrafa de vinho. Os vinhos franceses são de ótima qualidade, e mais baratos que cerveja.

Acho que o mais importante é fazer tudo com calma sem se deixar levar pela ansiedade típica de turista. Faça tudo sem pressa, sem pressão, sem correria. Tente curtir os bons momentos que viverão nesta cidade. Certamente eles não serão poucos.
E o que ficar para trás, lhe servirá como uma motivação a mais para voltar, tanto para conhecer novos lugares, quanto para voltar aos que já foi.


Ah, me empolguei né? Mas dá uma vontade de voltar...Só Paris faz isso conosco.
Karol

Nenhum comentário:

Postar um comentário